quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Balasana
(postura da criança)

Seus benefícios
 Libera tensões lombares, alonga a coluna criando  espaço entre as vértebras, relaxa os  rins e os ombros, tonifica o pulmão e acalma o coração. 

Suas indicações
Quando estamos sobrecarregados, ou sem energia,  para quem fica muito tempo sentados ou de pé, para sincronizar com a respiração e exercitar a paciência,
 esvaziar a mente e acalma-lá. 
É uma postura de meditação, uma visita a nós mesmos.

Suas contra-indicações
Em caso de desconforto nas costas ou gravidez apoiar a cabeção na altura que for necessária.

Como executar o asana
Comece de joelhos, pés com a sola para cima, junte os dedões  e separe os joelhos para deitar o peito sobre as coxas e testa no chãos ( ou apoiada um pouco acima), braços ao longo do corpo, respire alongando as vértebras.

Partes do corpo mais exigidas e trabalhadas.
Coluna, quadril, coxas e tornozelos.

Boa prática, Namastê!





Viparita Karani 
(Viparita-invertida; Karani-ação)

Benefícios da postura
Descansa as pernas, alinha a coluna aliviando dores, acalma o sistema nervoso, estimula e equilibra os rins, expande o peito e aumenta a circulação nos orgãos abdominais, pulmão e na cabeça.

Indicada
Cansaço nos pés e pernas, exaustão, fadiga e para meditar.

Contra indicada
 Portadores de hipertireoidismo e hipertensão e alguns especialistas não indicam para mulheres durante o período menstrual.

Como executar o asana
Sente-se ao lado de uma parede, incline o corpo para trás e eleve os pés deitando o tronco no chão e as pernas na parede, braços ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. Para um relaxamento maior coloque, um cobertor dobrado na base da coluna.
Respire e energize-se.

Partes do corpo mais exigidas e trabalhadas
Pernas e abdomen.

Boa prática, Namastê!











Savasana
(postura do cadáver)

Suas indicações
Postura relaxante, perfeita para o final de uma prática, em caso de stress, insônias, fadigas, depressão, mente agitada e pressão alta.

Contra indicações
Em caso de lesões ou desconforto nas costas, dobre os joelhos sobre o peito e relaxe as costas.

Benefícios
Relaxa, abaixa a pressão sanguínea, alivia o stress, esvazia a mente, reenergiza o corpo. 

Como executar o asana
Deite de barriga para cima, respire e entregue seu peso para a gravidade sem resistência, depois partindo dos pés relaxe todas articulações até a cabeça e se entregue ao momento presente, esvaziando a mente e observando a respiração. Indicada para finalizar uma prática de yoga.

Parte do corpo mais exigida e trabalhada
Por ser uma postura de relaxamento, é importante esvaziar a mente e estar no presente, no corpo e sua consciência biológica. 

Boa prática, Namastê!





quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Utkatasana
(Utkata-poderoso e feroz)

Seus benefícios 
Fortalece as pernas e a coluna vertebral, reduz os pés chatos. Alonga ombros e peito. Estimula os órgãos abdominais, diafragma e coração. 

 Indicada
Para aumentar o equilíbrio e estabilidade 

Como executar os asana
A partir de tadasana, barriga para dentro, respire normalmente e ao expirar flexione os joelhos como se fosse sentar até tocar os dedos no chão, quando tocar, inspire e eleve os braços com dedos apontados para cima e ombros para baixo, permaneça nessa postura e respire profundamente. 

Partes do corpo mais utilizadas

Esse Asana fortalece abdômem, nádegas, coxas alongando o peito, braços, coluna.

Boa Prática, Namastê!







Nava-asana
(Barco)

Seus benefícios 
Fortalece o abdómen, quadril e a coluna vertebral.

Suas indicações
Problemas digestivos em caso de stress

Suas contra indicações
Em casos de Asma, dor de cabeça, diarreia, problemas cardíacos, insônia, pressão baixa, menstruação, gravidez e dores no pescoço (pode também apoiar as costas numa parede para não força o pescoço). 

Como executar o asana
Comece por dandasana, alongue os braços a sua frente e levante as pernas e coloque sutilmente os dedos por baixo  dos joelhos e inclinando o corpo para trás formando um V, encontre o eixo dessa postura e equilibre-se, solte as mãos estendendo os dedos e estique pernas e braços. Respire!

Partes do corpo mais trabalhadas e exigidas
Abdomen, braços epernas,  exigi um equilíbrio para que não aja esforço desnecessário.

Boa prática, Namastê!




Bidalasana
( postura do gato)

Seus benefícios 
Muito indicada para começar uma prática de Yoga pois além de trazer consciência do centro, alinha coluna, expande a respiração energizando todo corpo. 

Suas indicações
Em caso de má digestão, dores nas costas, stress e ansiedade,  aprofunda e sincroniza a respiração e muito utilizada  com gestantes.

Contra indicações
Em caso de desconforto no pulso e de labirintite ter maior atenção.

Como executar o asana
Comece sobre quatro apoios como um gato, alinhe articulações (punho-ombros, joelhos-quadril), alongue a coluna deixando reta e lentamente comece com movimento de concavo e convexo, sempre começando pela base contraindo e expandindo cada vértebra, e respire suave.

Boa prática, Namastê!



Virabhadra-asana I, II e III
( Herói ou guerreiro virtuoso= encarnação da fúria de shiva)

Benefícios
Alivia dores nas costas fortalecendo, tonifica os músculos abdominais melhorando a digestão, fortalecendo a bexiga e útero baixo, alivia cólicas menstruais, reduzindo o fluxo. 

Suas indicações
Para quem tem dificuldades respiratórias, cólicas menstruais, dores na lombar, problemas digestivos.

Suas contra indicações
Em casos de problemas no coração, no pescoço-evite levantar a cabeça e olhe para frente, nos ombros-evite levantar os braços mantendo ao longo do corpo. 

Como executar o asana
Virabhadra -asana I
Comece por Tadasana, abra os braços para os lados na altura dos ombros e depois as pernas com os pés a baixo das mãos, inspire e junte as palmas das mãos acima da cabeça abrindo o peito, expandindo a caixa torácica e olhe para cima, respire sempre em cada etapa de construção do asana depois gire o tronco para um lado e os pés (o da frente num gire num angulo de 90 graus e o de trás num angulo de 45), expire flexionando o joelho até a coxa ficar paralela ao chão. Respire suavemente pelas narinas, retorne para Tadasana e repita do outro lado. 

Virabhadra-asana II

Comece por Tadasana, abra os braços na altura dos ombros depois separe as pernas com os pés acompanhando a largura das mãos e alongue, gire um pé para o lado direito num angulo de 90 graus acompanhe com o quadril deixando o pé de trás num angulo de 45, inspire e ao expirar flexione o joelho num angulo de 90 graus. Respire percebendo suavemente todas suas articulações, depois retorne para Tadasana e repita do outro lado.
Virabhadra-asana III
Comece por Tadasana, abra os braços na altura dos ombros depois separe as pernas com os pés acompanhando a largura das mãos e alongue, gire a palma das mãos para cima e una sobre a cabeça, gire um pé para o lado direito num angulo de 90 graus acompanhando com o quadril e deixe o pé de trás num angulo de 45, flexione o joelho, respire, depois coloque o peito sobre a coxa, alongue o tronco, cresça para frente ao se equilibrar eleve a perna de trás na altura do joelho e estenda, respire suavemente sempre, sinta cada etapa antes de mudar. 

Partes do corpo mais trabalhadas e exigidas 
Virilhas, tórax, pulmões e ombros e exige coordenação motora.



Virabhadrasana é um Asana que comemora as façanhas de um guerreiro mítico. O nome

 deste Asana está enraizado na mitologia hindu. O mito é que o poderoso sacerdote Daksha fez uma grande yagna (sacrifício ritual), mas não convidou sua filha mais nova Sati e seu marido Shiva, o governante supremo do universo. Sati descobriu e decidiu ir sozinho para o yagna, mas tendo sido humilhada e insultada, lançou-se ao fogo e morreu. Quando Shiva soube da morte de Sati, ele ficou arrasado. Ele puxou uma mecha do seu cabelo e atirou-a ao chão, de onde nasceu um guerreiro poderoso. Shiva chamou este guerreiro, Virabhadra. Vira (herói) + Bhadra (amigo) e ordenou-lhe para ir para o yagna e destruir Daksha e todos os seus convidados.

Boa prática, Namastê!









segunda-feira, 5 de setembro de 2016

TADASANA 
( Postura da Montanha )
Sendo a base de todos os Asanas. Sua pática gera firmeza, força, quietude e solidez.

Benefícios 
Corrige a má postura, alinhando o corpo, melhorando a respiração e digestão.
Rejuvenesce coluna, pernas e pés, tonifica os músculos das nádegas e alivia problemas na ciática.

Contra indicações 
Em caso de cefaleia e insonia. 
Em caso de pressão baixa fixar um ponto na parede.
Em caso de cifose e lordose em alto grau, busque alinhar o corpo contra a parede 

Como executar o asana
Sempre respirando em cada etapa fique de pé, junte os dedões e os calcanhares alinhando os pés depois pressione contra o chão espalhando os dedos reforçando a base. Alongando a musculatura das pernas para cima tonifique e alinhe todas as articulações, cóccix para dentro contraia quadril e nádegas.  Traga os músculos abdominais para dentro e para cima. gire os ombros para trás e para baixo, elevando o externo e abrindo o peito. Alongue os braços na lateral do corpo, palmas das mãos voltadas para coxa e dedos apontando para o chão.  Alongue o pescoço sem tencionar os músculos e alinhe a cabeça. Fixe um ponto e sua frente ( ou feche os olhos para treinar mais equilíbrio) e Respire em Tadasana, buscando equilíbrio, estabilidade e firmeza. 

Quais são as partes do corpo mais trabalhadas e exigidas.
Essa postura  exige uma percepção das articulações para  acontecer um alinhamento corporal exato a ponto de tonificar o corpo por inteiro despertando sua real consciência. 

Boa pratica, Namastê!












Dhanur-asana
(dhanur-arco)

Seus benefícios
Reforça toda parte posterior do corpo, estimula a tireoide a hipófise e os órgãos abdominais reduzindo a gordura.

Indicações
Em casos de asma, dor nas costas, osteoporose e infertilidade. Para aumentar a energia em caso de depressão e combater problemas de obstipação e fígado lento.  

Contra indicações 
Em casos de enxaqueca, insônia, hérnia, problemas na coluna ou lesões no pescoço, dor de cabeça, pressão alta ou baixa.

Como executar o asana
Comece de barriga para baixo braços ao longo do corpo e testa no chão, dobre os joelhos e traga os pés até as mãos e segure, contraia toda parte posterior do corpo e eleve o peito olhando para cima. Respire!



Partes mais exigidas no corpo
Braços, ombros, parte posterior do corpo e tórax.  

Boa prética, Namastê!








Bhujanga-asana
( postura da cobra)

Seus benefícios 
Expande a caixa torácica, beneficiando coração e pulmões, aliviando a asma e outras doenças pulmonares. Tonifica o abdomen (útero, orvários e rins), fortalece a coluna e glúteos.

Suas indicações
Para combater a prisão ventre, problemas pulmonares cardíacos.

Suas contra indicações 
Evitar nos primeiros meses de gravidez, ter atenção especial em problemas de coluna, em casos de pressão alta, hérnia hipertiroidismo evitar.

Como executar o Asana
Comece deitado de barriga para baixo, perceba a respiração para sincronizar os movimentos (subir-inspire, descer- expire), coloque as palmas das mãos junto dos ombros e inspire esticando os braços, ombros para trás e para baixo, preenchendo a caixa torácica, alongue a coluna desde a base tonificando o quadril e abdomen e respire o tempo necessário lembrando sempre de estar confortável na postura. Olhe para frente ou para cima e respire!
Partes do corpo mais trabalhadas e exigidas
Braços, ombros, costas, nádegas e abdomen.


Boa prática, Namastê!






Adho Mukha
(postura do cachorro)

Benefícios 
Acalma o cérebro, alivia o stress, alonga toda parte posterior do corpo fortalecendo ombros e pernas. Melhora a digestão, alivia dor de cabeça, nas costas, fadiga e insonia. Energiza o corpo com essa forma piramidal.

Indicada 
Para quem não pode praticar posturas invertidas, possui benefícios semelhantes, alonga e alinha a coluna fortalecendo ombros, o sangue flui para o cérebro e com apoio na cabeça alivia os sintomas da menopausa, menstruais e de stress. Fortalece o abdomem melhorarando a digestão.
Contra Indicada
Síndrome do Túnel cárpico, tensão alta, deslocamento da retina e luxação nos ombros.

Como executar o asana
Existem algumas formas de começar esse asana, iniciarei pela postura do gato, sobre quatro apoios alinhe as articulações mãos-ombros, quadril-joelho fixe bem a palma das mãos alongue os dedos e eleve o quadril para o alto formando um triângulo, tente colocar os calcanhares no chão alongando toda parte posterior do corpo, os ombros para cima e para os lados, eleve o quadril com a barriga para dentro. Respire nessa postura e sinta a energia passando pelo corpo.



Partes do corpo mais trabalhadas e exigidas
Parte posterior do corpo, braços e abdomen.


Boa Prática, Namastê!




sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Garudasana 
( postura da Águia )
Garuda -Ave de fogo, devorador, 
o fogo dos raios de Sol que tudo consome.   

Benefícios 
Melhora equilíbrio, coordenação e circulação, prevenindo cãibras. Reforça as articulações. Expande a caixa torácica. Centraliza a energia estimulando a concentração.

Suas indicações

Trabalhamos a concentração e o equilíbrio para se obter a Paz. A postura dos braços estimulam ao recolhimento e concentra a energia. 

Contra indicações
Em caso de problemas no joelho, encefaleias. Quando houver problemas cardíacos ou de hipertensão, ter precauções e evite fazer nos últimos meses de gravidez.

Como executar o asana
Comece a partir de Tadasana, equilibre sua energia em direção ao centro do corpo,  flexione o joelho transfira o peso para uma perna  e levante a outra cruzando até pressionar o dedão do pé no tornozelo, equilibre-se. Erga os braços na altura dos ombros com os cotovelos dobados e as palmas das mãos voltadas uma para outra. Cruze um cotovelo sobre o outro, e entrelaçando os antebraços até juntar as palmas das mãos. E respire permaneça 20 desenrole retorne para Tadasana depois repita do outro lado.

Partes do corpo mais trabalhadas e exigidas
Esse Asana expande as articulações e a caixa toráxica, alonga também braços e pernas estimulando a coordenação motora. 

Boa prática, Namastê!












    
Vrksasana 
( postura da árvore )

 Benefícios
Fortalece as pernas, alonga as virilhas, parte interna das coxas, peito, ombro, trabalha equilíbrio e concentração, alivia dores na ciática e pés chatos.  

 Suas indicações 
Para aumentar concentração, equilíbrio emocional e físico. 

 Contra indicações 
Em caso de pressão arterial baixa e alta. 
 Como executar o Asana
A partir de Tadasana, lentamente transfira seu peso para uma de suas pernas trazendo outro pé para parte interna da coxa ou tornozelo ( nunca no joelho para não forçar a articulação), coloque as mãos em prece (Anjali Mudrã) no coração ou sobre a cabeça. Respire profundamente olhando um ponto a frente, depois repita com a outra perna. 



Quais as partes do corpo mais trabalhadas e exigidas.
Pés, virilhas, quadril, nádegas e coxas.

Boa prática Namastê!